TABULEIRO MULTIFORMAS
O TABULEIRO FEITO EM EVA, EM CORES CONTRASTANTES,
AZUL E PRETO, COM DESENHOS E FORMAS COMO LISTAS, CÍRCULOS, BOLAS, XADREZ ETC.
AS FORMAS ESTÃO EM RELEVO.
SUGESTÕES:
1. PEDIR À CRIANÇA PARA DESLIZAR AS PONTAS DOS DEDOS
DA MÃO DOMINANTE SOBRE A SUPERFÍCIE DAS VÁRIAS FORMAS.
2. PEDIR À CRIANÇA PARA CONTORNAR AS VÁRIAS FORMAS
COM O DEDO INDICADOR DA MÃO DOMINANTE.
3. SEGURAR UM OBJETO E DESLOCAR DA DIREITA PARA A
ESQUERDA, PARA CIMA E PARA BAIXO, APROXIMANDO E AFASTANDO, PARA QUE ACOMPANHE
COM O TATO.
4. COLOCAR AO SEU ALCANCE VÁRIOS BRINQUEDOS PARA ESTIMULAR A
BRINCAR E A SENTIR AS FORMAS E DESENHOS.
Placas de formas vazadas
fORMAS GEOMÉTRICAS DIVERSAS
VAZADAS EM
PAPEL DIFERENCIADO PARA DAR FIRMEZA À ATIVIDADE.
Sugestões:
1. Pedir à criança para
deslizar as pontas dos dedos da mão dominante sobre a superfície das várias
formas identificando e nomeado-as.
2. Fixar com fita adesiva
sobre uma folha de papel e realizar trabalhos de pintura ou colagem.
3.
A professora pode recortar as mesmas formas com material, por
exemplo, EVA, e pedir que a criança faça o encaixe nas respectivas placas.
4. Escolher um objeto
qualquer e entregá-lo à criança para que O Coloque na forma que a professora
estipular.
5. Pedir à criança para
contar as formas.
6. Pedir à criança para
dizer se as formas são iguais ou diferentes.
7. Fazer sobreposição de
formas geométricas, usando os blocos lógicos.
8.
A PROFESSORA PODE UTILIZAR ESSAS FORMAS PARA REPASSAR EM FOLHA SULFITE E
FAZER SEU RELEVO COM COLA DIMENSIONAL, ASSIM, A CRIANÇA DEVERÁ PINTAR DENTRO OU
FORA DA FIGURA, OBEDECENDO O LIMITE ESTIPULADO PARA A ATIVIDADE.
TABULEIRO DE LINHAS
O TABULEIRO É FEITO EM EVA, CONTENDO LINHAS EM
RELEVO.
SUGESTÕES:
1. PEDIR À CRIANÇA PARA DESLIZAR AS PONTAS DOS DEDOS
DA MÃO DOMINANTE SOBRE A SUPERFÍCIE DO TRAÇADO.
2. ENTREGAR UM OBJETO À CRIANÇA PARA CAMINHAR SOBRE
DETERMINADO TRAÇADO.
3. PEDIR À
CRIANÇA PARA CONTAR OS CAMINHOS.
4. PEDIR À CRIANÇA PARA MOSTRAR O INÍCIO E O FINAL
DE CADA CAMINHO.
5. NO CAMINHO DAS LINHAS, PEDIR PARA A CRIANÇA DIZER
SE OS CAMINHOS TEM O MESMO COMPRIMENTO OU NÃO.
6. NO QUARTO CAMINHO PEDIR PARA A CRIANÇA CONTAR AS
PONTAS DO CAMINHO.
JOGO DA VELHA
O JOGO É FEITO EM EVA COM SEPARAÇÕES
E VELCRO PARA FIXAÇÃO DAS PEÇAS.
SUGESTÕES:
1. PEDIR À CRIANÇA PARA DESLIZAR AS PONTAS DOS DEDOS
DA MÃO DOMINANTE SOBRE TODO O TABULEIRO, SENTINDO AS REPARTIÇÕES.
2. PEDIR À CRIANÇA PARA CONTORNAR E NOMEAR AS FORMAS
DO JOGO.
3. PEDIR À CRIANÇA PARA CLASSIFICAR AS FORMAS DO
JOGO EM DOIS GRUPOS.
4. PEDIR À CRIANÇA PARA ENCAIXAR “NOS VELCROS” TODOS
OS CÍRCULOS E DEPOIS TODOS OS CORAÇÕES.
5. PEDIR À CRIANÇA PARA RETIRAR TODAS AS PEÇAS E
COLOCAR NUM RECIPIENTE.
6. BRINCAR DE COLOCAR AS PEÇAS, SENDO QUE O ADULTO
COLOCA UMA PEÇA, A CRIANÇA VAI PROCURAR ONDE FOI COLOCADO, EM SEGUIDA VAI COLOCAR
UMA PEÇA NOS LUGARES DISPONÍVEIS DO TABULEIRO ATÉ PREENCHER TODOS OS ESPAÇOS.
7. PODE SE PROCEDER A CONTAGEM DAS PEÇAS,
PRIMEIRAMENTE DE CADA GRUPO, DEPOIS DA QUANTIDADE TOTAL.
JOGO DE ENCAIXE
O JOGO É FEITO EM EVA, SEPARAÇÕES, E VELCRO PARA
FIXAÇÃO DAS PEÇAS.
SUGESTÕES:
1. PEDIR À CRIANÇA PARA DESLIZAR AS PONTAS DOS DEDOS
DA MÃO DOMINANTE SOBRE TODO O TABULEIRO, SENTINDO AS REPARTIÇÕES.
2. PEDIR À CRIANÇA PARA CONTORNAR E NOMEAR AS FORMAS
DO JOGO.
3. PEDIR À CRIANÇA PARA ENCAIXAR “NOS VELCROS” TODOS
OS TRIÂNGULOS.
4. PEDIR À CRIANÇA PARA RETIRAR TODAS AS PEÇAS E
COLOCAR NUM RECIPIENTE.
5. BRINCAR DE COLOCAR AS PEÇAS, SENDO QUE O ADULTO
COLOCA UMA PEÇA, A CRIANÇA VAI PROCURAR ONDE FOI COLOCADO, EM SEGUIDA VAI COLOCAR
OUTRA PEÇA NOS LUGARES DISPONÍVEIS DO TABULEIRO ATÉ PREENCHER TODOS OS ESPAÇOS.
6. PODE SE PROCEDER A CONTAGEM DAS PEÇAS.
MONTAGEM DE CENA
CENÁRIO FEITO EM EVA, CONSTANDO DE CASA COM JANELA E
PORTA, ÁRVORE COM FRUTOS, FLOR, ESTRELAS E LUA, SOL E NUVENS.
SUGESTÕES:
1. PEDIR À CRIANÇA PARA DESLIZAR AS PONTAS DOS DEDOS
DA MÃO DOMINANTE, PERCEBENDO O ESPAÇO LOCALIZANDO OS VELCROS COLADOS.
2. CONVERSAR COM A CRIANÇA SOBRE A CENA QUE SERÁ
MONTADA NAQUELE ESPAÇO.
3. DAR UMA PEÇA DE CADA VEZ, PARA QUE A CRIANÇA
DESLIZE OS DEDOS IDENTIFICANDO E NOMEANDO COM AUXÍLIO DO PROFESSOR.
4. À MEDIDA QUE FOR FIXANDO, QUESTIONAR SOBRE O QUE
PODE ESTAR FALTANDO PARA COMPLETAR DETERMINADA PARTE ATÉ CONCLUIR TODO CENÁRIO.
5. APÓS MONTADA A CENA, EXPLORAR QUESTÕES DE
ORIENTAÇÃO ESPACIAL: O QUE ESTÁ EM CIMA, EMBAIXO, LADO DIREITO, LADO
ESQUERDO,...
6. INCENTIVAR A CRIAÇÃO DE UMA HISTÓRIA ORALMENTE.
7. PROCEDER A CONTAGEM DE FRUTOS OU QUAISQUER OUTRAS
FORMAS, CONFORME A ATIVIDADE PROPOSTA.
PLACAS DE ENCAIXE
PLACAS CONFECCIONADAS EM EVA COM FORMAS
VARIADAS TODAS EM
RELEVO E FIXADAS COM VELCRO.
SUGESTÕES:
1. PEDIR A CRIANÇA PARA DESLIZAR AS PONTAS DOS DEDOS
DA MÃO DOMINANTE SOBRE A SUPERFÍCIE DE CADA FORMA.
2. PEDIR A CRIANCA PARA DIZER O NOME DE CADA FORMA.
3. PEDIR A CRIANÇA PARA CONTAR AS FORMAS
4. PEDIR A CRIANÇA PARA ENCAIXAR CADA FORMA NO
VAZADO CORRESPONDENTE.
5. O PROFESSOR RETIRA AS FORMAS E COLOCA,
PROPOSITALMENTE UMA DELAS NO LOCAL ERRADO E QUESTIONA A CRIANÇA PEDINDO QUE IDENTIFIQUE
QUAL DELAS ESTÁ FORA DE SEU LUGAR.
6. O PROFESSOR PODE ENCAIXAR ALGUMAS FORMAS E DEIXAR
A CRIANÇA DESCOBRIR QUAL ESTÁ FALTANDO.
7. PEDIR QUE A CRIANÇA ENCONTRE NA CAIXA DE BLOCOS LÓGICOS
AS FORMAS IGUAIS AS QUE FORAM TRABALHADAS.
PLACAS DE ENCAIXE
PLACAS CONFECCIONADAS EM EVA COM FORMAS
VARIADAS TODAS EM
RELEVO E FIXADAS COM VELCRO.
SUGESTÕES:
1. PEDIR À CRIANÇA PARA DESLIZAR AS PONTAS DOS DEDOS
DA MÃO DOMINANTE SORE A SUPERFÍCIE DE CADA FORMA.
2. PEDIR À CRIANCA PARA DIZER O NOME DE CADA FORMA.
3. PEDIR À CRIANÇA PARA CONTAR AS FORMAS.
4. PEDIR À CRIANÇA PARA ENCAIXAR CADA FORMA NO
VAZADO CORRESPONDENTE.
5. O PROFESSOR RETIRA AS FORMAS E COLOCA,
PROPOSITALMENTE UMA DELAS NO LOCAL ERRADO E QUESTIONA A CRIANÇA PEDINDO QUE
IDENTIFIQUE QUAL DELAS ESTÁ FORA DE SEU LUGAR. (TABULEIRO COM RETÂNGULOS)
6. O PROFESSOR PODE ENCAIXAR ALGUMAS FORMAS E DEIXAR
A CRIANÇA DESCOBRIR QUAL ESTÁ FALTANDO. (TABULEIRO COM RETÂNGULOS)
7. PEDIR QUE A CRIANÇA ENCONTRE, NA CAIXA DE BLOCOS
LÓGICOS, AS FORMAS IGUAIS AS QUE FORAM TRABALHADAS.
8. TRABALHAR DENTRO E FORA COM AS FORMAS. (TABULEIRO
COM O CÍRCULO EM RELEVO)
9. TRABALHAR DENTRO E FORA USANDO OBJETOS OUTROS DE
ESCOLHA DO PROFESSOR.
10. TRABALHAR A POSIÇÃO DAS FORMAS. (TABULEIRO COM
RETÂNGULOS)
11. TRABALHAR O TAMANHO DAS FORMAS. (TABULEIRO COM
RETÂNGULOS)
PLACAS DE ENCAIXE
PLACAS CONFECCIONADAS EM EVA COM FORMAS
VARIADAS TODAS EM
RELEVO E FIXADAS COM VELCRO.
SUGESTÕES:
1. PEDIR À CRIANÇA PARA DESLIZAR AS PONTAS DOS DEDOS
DA MÃO DOMINANTE SORE A SUPERFÍCIE DE CADA FORMA.
2. PEDIR À CRIANCA PARA DIZER O NOME DE CADA FORMA.
3. PEDIR À CRIANÇA PARA CONTAR AS FORMAS.
4. PEDIR À CRIANÇA PARA ENCAIXAR CADA FORMA NO
VAZADO CORRESPONDENTE.
5. O PROFESSOR RETIRA AS FORMAS E COLOCA,
PROPOSITALMENTE, UMA DELAS NO LOCAL ERRADO E QUESTIONA A CRIANÇA PEDINDO QUE
IDENTIFIQUE QUAL DELAS ESTÁ FORA DE SEU LUGAR. (TABULEIRO BRANCO)
6. O PROFESSOR PODE ENCAIXAR ALGUMAS FORMAS E DEIXAR
A CRIANÇA DESCOBRIR QUAL ESTÁ FALTANDO. (TABULEIRO BRANCO)
7. PEDIR QUE A CRIANÇA ENCONTRE, NA CAIXA DE BLOCOS
LÓGICOS, AS FORMAS IGUAIS AS QUE FORAM TRABALHADAS.
8. TRABALHAR DENTRO E FORA COM AS FORMAS. (TABULEIRO ROSA)
9. TRABALHAR DENTRO E FORA USANDO OBJETOS OUTROS DE
ESCOLHA DO PROFESSOR.
10. TRABALHAR A POSIÇÃO DAS FORMAS. (TABULEIRO BRANCO)
11. TRABALHAR
O TAMANHO DAS FORMAS. (TABULEIRO BRANCO)
ALFABETO, NUMERAIS E FORMAS VARIADAS
COMPOSTO POR 2 JOGOS DO ALFABETO COMPLETO, DOIS
JOGOS DE VOGAIS, 2 JOGOS DE NUMEROS DE 0 A 9 E FORMAS VARIADAS ENTRE OBJETOS, ANIMAIS,
E GEOMÉTRICAS.
FORMAS
1. PEDIR À CRIANÇA PARA DESLIZAR AS PONTAS DOS DEDOS
DA MÃO DOMINANTE SOBRE A SUPERFÍCIE DAS VÁRIAS FORMAS IDENTIFICANDO.
2. PEDIR À CRIANÇA PARA CONTAR AS FORMAS.
3. PEDIR À CRIANÇA PARA DIZER SE AS FORMAS SÃO
IGUAIS OU DIFERENTES.
4. PEDIR À CRIANÇA PARA CONTORNAR E NOMEAR AS FORMAS
DO JOGO.
5. PEDIR À CRIANÇA PARA CLASSIFICAR AS FORMAS DO
JOGO EM VÁRIOS GRUPOS.
6. O PROFESSOR ESCOLHE UMA PEÇA DOS BLOCOS LÓGICOS E
A CRIANÇA DEVE ENCONTRAR UMA IGUAL.
7. TRABALHAR PAREAMENTO COM PEÇAS IGUAIS.
LETRAS
1. IDENTIFICAR AS LETRAS.
2. MONTAR SEU NOME.
3. MONTAR NOME DA PROFESSORA.
4. MONTAR NOME DA PROFESSORA DE APOIO.
5. MONTAR O NOME DOS PAIS.
6. PEGAR A LETRA DO ALFABETO E IDENTIFICAR A MESMA
LETRA O ALFABETO QUE ESTÁ NA PAREDE.
7. FALAR VÁRIAS PALAVRAS QUE COMEÇAM COM DETERMINADA
LETRA.
8. PEGAR BRINQUEDOS OU OBJETOS DA SALA, ASSOCIAR COM
A LETRA INICIAL E IDENTIFICAR A LETRA.
9. ORGANIZAR A SEQUÊNCIA DO ALFABETO.
NÚMEROS
1. PEDIR À CRIANÇA PARA DESLIZAR AS PONTAS DOS DEDOS
DA MÃO DOMINANTE SOBRE A SUPERFÍCIE DOS NÚMEROS IDENTIFICANDO.
2. ORGANIZAR EM SEQUÊNCIA.
3. FAZER A CONTAGEM DAS LETRAS DO SEU NOME E
IDENTIFICAR O NÚMERO CORRESPONDENTE.
4. ESTABELECER RELAÇÃO SÍIMBOLO/QUANTIDADE
CORRESPONDENTE.
5. O PROFESSOR COLOCA UM DETERMINADO NÚMERO DE
OBJETOS NA MESA, A CRIANÇA DEVE IDENTIFICAR.
6. CONTAR QUANTAS LETRAS USOU PARA FAZER SEU NOME E
ESTABELECER O NÚMERO PARA A QUANTIDADE DE LETRAS UTILIZADAS.
paraabéeeeeeeeeens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluir